quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Seção III - Bens imóveis dos povoados das Pedras, Silga e Forquilha dos Cabral

Desenvolvido no ano de 2007, o inventário da Seção III compreendeu 16 bens culturais existentes nos povoados das Pedras, Silga e Forquilha dos Cabral. No grupo apresentado a seguir, reunimos 08 bens residenciais e uma escola que foram autorizadas pelos seus responsáveis a serem divulgadas nesta publicação.

Cinco destes bens estão no povoado das Pedras. Segundo as pesquisa feitas para o inventário, nenhum deles foi construído antes da 1960, o que nos oferece um indício que  este período foi marcante para a formação ou consolidação do povoado. Deve-se notar que este processo ocorreu de maneira concomitante ao desenvolvimento dos grandes empreendimentos industriais na região algo que poderia ser explorado em pesquisas futuras.

Um dos cinco bens inventariados é a antiga sede da Escola Municipal Olavo Bilac, construída em 1967, na administração do então prefeito Adão de Almeida e Silva. Segundo o inventário, a construção da escola é mais uma evidência da consolidação desta comunidade no final da década de 1960. Posteriormente, outra edificação, de maior dimensão, foi construída para abrigar a escola local, no entanto, a primeira edificação foi preservada e pode ser visitada até os dias de hoje.

Os outros bens inventariados são a Fazenda das Pedras e as residências do Sr. Gumercindo, Sr. Antônio Macedo e uma residência que se encontrava desocupada no momento do inventário. Os apontamentos feitos no inventário nos levam a crer que a mais antiga delas é o imóvel designado como “residência desocupada”, que fora construída em 1962 e que seria a casa mais antiga do povoado.

No povoado da Silga, além dos templos católicos que se encontram em outro item desta publicação, foi feito o inventário da residência do Sr. Francisco Sales Costa. Segundo inventário, este  seria um bem imóvel com  características estilístico arquitetônicas originais representativas do povoado de Silga. No entanto, durante as pesquisas não foi possível apurar informações precisas sobre a data da construção desta edificação.

Finalmente, no povoado de Forquilha dos Cabral, obtivemos autorização para divulgar o inventário dos imóveis designados como: “Residência da Sra. Euzita”, “Residência de Dona Maria Anita Bezerra” e “Residência de Dona Maria da Conceição Silva”. A história destes bens nos mostra que, provavelmente, o povoado de Forquilha dos Cabral é mais antigo que o povoado das Pedras e da Silga. A residência de Dona Euzita é uma evidência disto, uma vez que este imóvel teria sido edificado na década e 1910, sendo uma dos mais antigos do povoado.


Os dados presentes nas fichas de inventário dos outros dois bens citados não nos possibilitam inferir hipóteses sobre a época de sua construção, mas mostram que ambas foram inicialmente feitas de palha e, posteriormente, passaram por reformas ganhando paredes de adobe.










Nenhum comentário:

Postar um comentário