quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Seção III e IV – Capelas e imagens inventariadas na zona rural de Três Marias

No grupo que se segue, reunimos todas as capelas inventariadas e autorizadas para divulgação nas seções III e IV, sendo no total cinco templos. Três destes imóveis estão situados dentro dos povoados das Pedras, Silga e Forquilha dos Cabral, um próximo da comunidade da Silga e outro dentro da fazenda da Tolda.

Inseridas na seção de inventário III, encontram-se as Capelas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Povoado das Pedras), a Capela de Nossa Senhora Aparecida (Povoado da Silga) e Capela de Nossa Senhora da Conceição e São Geraldo (Povoado de Forquilha dos Cabral). Estes imóveis foram inventariados no ano de 2007 e representam bens arquitetônicos de grande importância simbólica e afetiva dentro das comunidades, sendo vistos como centros irradiadores da ocupação e da história destes povoados.

Através das pesquisas realizadas para o inventário, verifica-se que a mais antiga destas capelas é a de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída em 1967. Ao passo que as outras duas capelas citadas foram construídas na década de 1990. Especificamente sobre a Capela de Nossa Senhora da Conceição e São Geraldo, sabe-se que a primeira capela do povoado foi feita na década de 1930, mas que este antigo templo passou por várias reformas até ser totalmente demolida e reconstruída da forma como hoje se encontra. Os processos para construção, reforma e constituição do patrimônio destas capelas é bastante similar e envolve doações, realizações de eventos para arrecadar fundos, entre outras ações que mostram que estes templos são resultados de uma ação coletiva que mobiliza os moradores locais em torno da promoção da religiosidade católica.

As outras duas capelas possuem características bem diferenciadas das relacionadas acima, pois são imóveis bem pequenos que seguem traços tradicionais, tal como o emprego de peças de madeira em sua estrutura. Uma destas capelas encontrava-se em ruína quando foi inventariada, sendo ela a antiga Capela de Manuelzão que foi totalmente reconstruída pouco tempo depois da realização do inventário. É importante relatar que a motivação para realização desta obra está, em grande parte, ligada à consolidação da Semana Cultura Festa de Manuelzão, uma festa literária que teve como motivação inicial a promoção em âmbito local e regional da literatura sertaneja de Guimarães Rosa.

O outro templo inventariado na zona rural de Três Marias é a Capela da Tolda. Erigida provavelmente em 1953/1954 por Thieres de Souza Vieira, proprietário da Fazenda São José, esta Capela tem uma história eminentemente familiar, sendo construída no entorno de cemitério implantado para abrigar os falecidos da família Souza Vieira.

Além das capelas apresentadas, inserimos neste grupo três imagens sacras que foram inventariadas nas seções 3 e 4. A primeira delas é a Imagem de São Geraldo que pertence à Capela de Nossa Senhora da Conceição e São Geraldo do Povoado de Forquilha dos Cabral. Esta imagem foi inventariada em 2007 e, segundo os levantamentos realizados na época, seria a única imagem do acervo da primeira capela que ali existia, tendo chegado ao povoado na década de 1930. Confeccionada em gesso, esta imagem se encontrava em bom estado de conservação no momento do inventário.

As outras duas imagens inventariadas fazem parte do acervo da Capela da Tolda e possuem trajetórias bastante diferentes. Inventariada em 2010, a imagem de Nossa Senhora da Abadia seria  procedente de um templo que foi construído na década de 1970 na comunidade da Tolda por devoção a esta santa, frequentemente evocada em comunidades onde existe a exploração do garimpo. No entanto, em princípios da década de 1980, parte do território da comunidade, incluindo a área que abrigava a Capela, foi adquirida pela empresa Gerdau que ali implantou projetos de silvicultura de eucalipto e, em pouco tempo, demoliu a capela. O acervo pertencente a mesma foi transferido para a atual Capela da Tolda que passou a contar também com a imagem de Nossa Senhora da Abadia em seu altar.

Já, a imagem de São Geraldo, inventariada em 2010 como parte do acervo da Capela da Tolda, seria uma das imagens originais que foram adquiridas no momento da construção do templo, na década de 1950. A escolha de São Geraldo como principal devoção da Capela estaria associada a uma homenagem a Geraldo de Souza Vieira que fora a primeira pessoa a ser sepultado no cemitério construída na Fazenda São José e que antecedeu a construção da própria Capela. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário