terça-feira, 4 de novembro de 2014

Bens Culturais da Seção II – Distrito de Andrequicé

O município de Três Marias, apesar de possuir uma grande extensão territorial, é formado por apenas dois distritos: Sede e Andrequicé. Estes dois distritos apresentam formações históricas bastante diferenciadas e significativas. Na seção I, tratamos do patrimônio cultural da Sede Urbana. Agora, passaremos a analisar a sede distrital de Andrequicé, que compõe a seção II e teve 18 bens culturais inventariados em 2004, dos quais 16 foram autorizados pelos seus responsáveis para serem divulgados nesta publicação.

Atualmente conhecida como “terra de Manuelzão e Guimarães Rosa”, o distrito de Andrequicé ficou relativamente apartado da enorme transformação ocorrida no antigo Barreiro Grande a partir do barramento do rio São Francisco nos anos 60. Este distanciamento geográfico das margens do São Francisco e do Lago que ali foi criado propiciou a preservação de bens culturais materiais e imateriais que versam sobre a cultura e história dos últimos três séculos de ocupação dos sertões das Gerais.

Neste sentido, acreditamos que a singular vida sertaneja foi ali preservada em diversos aspectos. Tema da literatura de diversos escritores, com destaque para Guimarães Rosa, que encontrou em Andrequicé “pessoas encantadas” que o conduziriam em 1952 por uma viagem que marcou definitivamente suas produções literárias, a vida sertaneja se manifestou e se manifesta ali de forma material e imaterial, contribuindo para a formação de inúmeros bens culturais, dos quais apresentaremos aqui dezesseis. Para facilitar a compreensão da importância simbólica destes bens, agrupamos os bens inventariados nesta seção em dois conjuntos:

1)    Acervo religioso da Capela de Nossa Senhora das Mercês
2)    Andrequicé: história e cultura do sertão das Gerais



Nenhum comentário:

Postar um comentário