segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Seção I – Bens culturais da CODEVASF

A história da Codevasf está associada à importância do Rio São Francisco no âmbito do crescimento social e econômico brasileiro. A Constituição de 1946 reconheceu a importância do Rio ao inserir, no Ato das Disposições Transitórias, o artigo 29, que determinou a execução de um plano de aproveitamento das possibilidades econômicas do São Francisco e seus afluentes, num prazo de 20 anos, aplicando-se quantia anual não inferior a 1% da renda tributária da União.

Em decorrência, nasceu a Comissão do Vale do São Francisco - CVSF criada pela Lei nº 541 de 15 de dezembro de 1948, que atuou durante os 20 anos estabelecidos pela Constituição. Para sucedê-la foi criada, em 28 de fevereiro de 1967, pelo Decreto-Lei nº 292, a Superintendência do Vale do São Francisco - SUVALE, autarquia vinculada ao extinto Ministério do Interior.

Em 16 de julho de 1974, através da Lei nº 6.088, para suceder a SUVALE foi criada a Codevasf - Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, atualmente vinculada ao Ministério da Integração Nacional, com sede e foro no Distrito Federal. Destinada a promover o desenvolvimento das regiões inseridas na bacia do rio São Francisco, utilizando a irrigação como força propulsora, atua nos Estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe e parte do Distrito Federal, perfazendo 640.000 km² do Vale. De acordo com a Lei nº 9.954, de 6 de janeiro de 2000, a Codevasf passou a atuar também, no vale do rio Parnaíba, numa área de 340.000 km², abrangendo os Estados do Maranhão e Piauí.

Em Três Marias, a Codevasf teve uma importância crucial durante a implantação da barragem e da hidrelétrica. Apesar de não possuir um acampamento específico para seus funcionários, a CODEVASF era a proprietária de todas as terras onde encontravam-se assentados os acampamentos, as obras e parte de seu entorno. Por esse motivo, a empresa teve um grande influência na conformação do traçado urbano e no mercado imobiliário local.

A edificação de maior destaque da Codevasf era a Casa de Visitas que recebia políticos, empresários e altos funcionários da empresa, além de ser palco de festividades para essa elite social. Na memória da população de Três Marias, a casa de visitas da Codevasf marcava o local onde o presidente Juscelino Kubitschek ficava hospedado. Esta edificação possuía 15 cômodos, sendo dez quartos, uma sala, uma cozinha, uma despensa e dois quartos para funcionários. Segundo o livro Memórias de Três Marias, o quarto nº 9, a única suíte da casa, era o local onde JK fica hospedado e teria sido preservado até a demolição da edificação.

Parte do mobiliário que compunha a casa foi transferido para o escritório atual da Codevasf, sendo que as ruínas da antiga casa de visitas e dois móveis que apresentam um design moderno típico das décadas de 1950 e 1960 foram inventariados no ano de 2006.




Nenhum comentário:

Postar um comentário