quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Seção I – Bens Culturais da Vila da Mineira

Como vimos, a cidade de Três Marias surgiu a partir de empreendimentos industriais de grande porte que terão grande impacto na história local e do Brasil. Um empreendimento significativo foi a construção da Companhia Mineira de Metais - CMM, fundada em 1956, e projetada para ser instalada bem próxima à barragem de Três Marias.

Apesar da construção da Vila da Mineira, como ficou conhecido o conjunto residencial destinado para funcionários da CMM, ter sido iniciada junto com a construção da fábrica seria somente na década de 1970 que ela estaria finalizada. Desta forma, os trabalhadores da empresa, e suas respectivas famílias, residiam na Vila da Satélite e no antigo povoado de Barreiro Grande. A demolição da Vila da Satélite no início da década de 1970 iria estimular a CMM a finalizar a sua própria vila que, aos poucos, ganhava o corpo de um bairro próprio de Três Marias.

Durante o inventário, buscou-se escolher um bem cultural que representasse a história da empresa e dos funcionários a ela ligados, este bem foi a Capela de Nossa Senhora Aparecida que foi construída no final da década de 1970. Na realidade, até o ano de 1977, a vila da Mineira não possuía um templo religioso católico próprio. As missas eram realizadas no antigo restaurante da vila. Com a vinda do Padre Antônio para a cidade no ano de 1976 começaram as negociações para construção de uma igreja na vila. Participaram ativamente deste processo o Sr. Vítor Santi, gerente da empresa na época e a Sra. Augustinha Zózimo que seria a primeira zeladora da igreja. Com recursos da Companhia Mineira de Metais a igreja foi construída no ano de 1977. Segundo o Sr. José Waldisser Neto, o projeto da igreja foi feito pelos próprios projetistas da empresa e responsabilidade pela execução da obra  foi do mestre de obras Claudinei Ramos.


A Capela de Nossa Senhora Aparecida da Vila da Mineira foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1977. Nesta data, foi doada pelo Sr. Vítor e família a imagem da padroeira do templo.  O entorno da capela é hoje formado por uma praça muito bem cuidada, que não existia na época da inauguração da igreja, sendo criada na década de 1980 a partir dos esforços da Associação Atlética Mineira de Metalurgia. Atualmente, o templo faz parte da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, criada em 1998, com sede no templo de mesmo nome localizado no bairro de Joaquim de Lima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário