sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Seção I - Bens culturais da Vila Satélite

A Vila Satélite é um dos mais importantes marcos de formação da cidade de Três Marias. O inventário abordou a história desta antiga vila através de seis bens culturais que fazem parte do atual Núcleo Histórico Igreja da Satélite, sendo um bem arquitetônico e cinco bens móveis.

O mais significativo deles é, sem dúvida, a Capela de São Pio X, restaurada em  2006 e aberto a visitação em 01 de março de 2007, quando passou a funcionar como um centro de memória que abriga diversos bens, entre eles quatro imagens que foram inventariadas; São Pio X, Nossa Senhora das Dores, Cristo Morto e Senhor dos Passos. Estas imagens formam o acervo original da Capela de São Pio X que era a edificação mais expressiva da antiga Vila Satélite, acampamento construído para abrigar milhares de famílias dos operários que vieram construir a barragem de Três Marias.

Reconhecida pela população local como o templo católico mais antigo da zona urbana de Três Marias, a Capela teria sido construída na segunda metade da década de 1950 e, em 1965, serviria interinamente como sede da recém-criada Paróquia de Nossa Senhora Mãe da Igreja.

Com a finalização da construção da Igreja Matriz no centro da antiga cidade de Barreiro Grande, em 1967, a Capela São Pio X perdeu o posto de templo central do catolicismo da cidade. Alguns anos depois, entre 1970 e 1971, terminada a construção da Barragem e por ordens do governo militar brasileiro, com o argumento de que o local era Área de Segurança Nacional, a Vila Satélite foi demolida. A retirada da população não foi feita sem protestos e muita polêmica, marcando a memória de milhares de moradores que ali viveram. Devido a estes acontecimentos a Capela São Pio X ficou abandonada por aproximadamente três décadas.

Em 2006, quando foi inventariada, a Capela se encontrava em avançado estado de degradação e sua importância histórica para o município motivou a  realização de um projeto de restauração financiado pela Prefeitura Municipal de Três Marias através do ICMS - Patrimônio cultural e elaborado pelo Arquiteto Fernando Marques Pimenta.

Entregue em março de 2007 para a comunidade, este bem atualmente abriga um acervo de bens móveis ligados à história da Capela e à formação da Vila Satélite e da formação da cidade de Três Marias.


Além das imagens de Pio X, Nosso Senhor dos Passos, Nossa Senhora das Dores e do Cristo Morto, a capela abriga também outro bem inventariado no ano de 2006. Este é o capacete de operário encontrado por mergulhadores dentro do Lago de Três Marias durante uma vistoria realizada na região de tomada d’agua da barragem no ano de 2004. Representando a memória de milhares de operários que vieram de diversos locais do país, especialmente do nordeste, para trabalhar na construção da barragem de Três Marias entre 1956 e 1961, esta peça é um dos destaques do acervo identificado durante o IPAC.







Nenhum comentário:

Postar um comentário