sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Seção I – Arquivos históricos da sede urbana de Três Marias


Assim como os outros bens culturais da sede urbana, os três arquivos inventariados representam também o processo de consolidação do antigo Barreiro Grande na cidade de Três Marias, sendo todos eles iniciados na década de 1960.

O mais antigo dos acervos documentais inventariados nesta seção pertence ao Cartório de Três Marias. Na realidade este não foi o primeiro cartório do município, uma vez que o cartório de Registro Civil do Distrito de Andrequicé data do final do século XIX. Foi e é, contudo, o primeiro e único cartório a se estabelecer na cidade, sendo administrado por sua primeira tabeliã Senhora Ivanilde Ana dos Santos até a época do inventário.  Com documentos que datam de 1963 até a atualidade, o acervo abriga registros de nascimentos, óbitos, casamentos e outros documentos civis.


Os outros dois arquivos são provenientes do trabalho de duas instituições: a Paróquia de Nossa Senhora Mãe da Igreja e o Instituto Educacional Barreiro Grande – IEBG. A formação do arquivo da Paróquia ocorre com o estabelecimento das primeiras atividades paroquiais e, por isso, conta com documentos que se iniciam em 1965, quando a mesma é criada, e vão até a atualidade. Já o arquivo do IEBG tem início no ano de 1989, quando a escola começou a funcionar com a primeira série ginasial e o primeiro ano do curso normal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário